Aqui vão 10 dicas de saúde, fornecidas por especialistas, para levar a sério em 2009:
1) Fortaleça músculos e ossos - As mulheres começam a perder densidade óssea depois dos 35 anos, aumentando o risco de osteoporose. Ninguém precisa ser maratonista para fortalecer os ossos. Mas também não se deve levar uma vida sedentária. Segundo Miriam Nelson, directora do Centro de Atividade Física da Tufts University, nos Estados Unidos, o ideal é adoptar exercícios de baixar e levantar durante dois minutos por dia. Todos os dias. Não é preciso matricular-se num ginásio, mas é necessário constância para fortalecer os músculos.
2) Ingira alimentos ricos em cálcio - De acordo com a Drª Maria Cecília Anauate, reumatologista do Hospital Santa Paula, comer peixes, queijos, amêndoas, iogurtes e espinafre fortalece os ossos e evita fracturas.
3) Beba vinho tinto - Uma em cada três mulheres morre de doenças do coração. Mas, as estatísticas podem ser transformadas. Mulheres de meia idade que não estão acostumadas a consumir álcool e passam a tomar uma pequena taça de vinho tinto ao dia diminuem em até 68% as chances de sofrer um enfarte. De acordo com a Drª Dana King, da Universidade da Carolina do Norte, quem aumentar a ingestão de álcool correrá mais riscos de sofrer de hipertensão, doenças hepáticas e câncer de mama. "Apesar de aconselhável, nenhuma atitude deve ser tomada sem consultar o médico particular".
4) Use protector solar labial - Usar protector solar diariamente já se torna um hábito entre os que estão bem informados sobre os efeitos maléficos do sol e do aquecimento global. Sabia que seus lábios também são vulneráveis ao envelhecimento precoce e ao cancro? De acordo com a dermatologista Christine Brown, da Universidade de Dallas, quando o cancro de pele ocorre no lábio inferior, costuma ser muito mais agressivo e apresentar metástase. Portanto, use protector solar labial factor 30 diariamente, durante todos os dias do ano.
5) Cuidado com os saltos altos - De acordo com o ortopedista Lafayette Lage, os dois principais vilões dos pés femininos são os saltos altos e o envelhecimento. Insistir no uso de um calçado que concentra o peso do corpo na ponta dos pés certamente vai acelerar o surgimento de dores nas costas ou mesmo fracturas por stress. Além disso, são frequentes os entorces e quedas de calçados com sola plataforma ou mesmo daqueles modelos que não são presos no tornozelo.
6) adopte a dieta mediterrânea - A dieta do Mediterrâneo sempre foi associada à vida longa. De acordo com a Drª Silvana Chedid, especialista brasileira em Reprodução Humana, as pessoas devem consumir mais vegetais, legumes, cereais integrais, sementes, azeites, peixes e queijos magros. Além disso, alguns alimentos são 'obrigatórios': tomate, alho, maçã, nozes e vinho. "Essa dieta, quando associada a exercícios moderados, como caminhadas diárias, é uma grande aliada no processo de recuperação da saúde".
7) Ria mais - Pessoas felizes vivem mais e melhor, enquanto pessoas mal-humoradas, stressadas, tristes e deprimidas vivem menos. De acordo com o cardiologista Otávio Eluf Gebara, do Instituto de Cardiologia de São Paulo, pessoas felizes liberam quantidades menores de cortisol, substância que participa no desenvolvimento de hipertensão e arterosclerose doenças responsáveis pela maioria das mortes em todo mundo.
8) Mantenha o stress sob controle - Doenças periodontais, dores faciais, dor na mandíbula, herpes labial, dor de cabeça e até mesmo insónia são alguns indícios de que a pessoa necessita não só de um tratamento dental, mas de uma terapia complementar para manter os níveis de stress sob controle. De acordo com o Dr. Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care, "a boca denuncia o temperamento da pessoa. Depois de um exame detalhado e de chegar a um diagnóstico dos problemas bucais, é possível identificar condições que devem ser tratadas por outros especialistas, a fim de evitar a repetição desses episódios".
9) Proteja-se do sol - De acordo com o cirurgião plástico Robert Jan Bloch, o excesso de sol não só é o grande vilão do envelhecimento precoce, como também pode comprometer o sucesso de procedimentos estéticos. "O líquido anestésico pode permanecer no organismo do paciente por vários dias e contribuir para que a circulação sanguínea seja mais lenta até à sua completa eliminação. E o sangue que se espalhou pelos tecidos da pele, gerando manchas roxas, pode ter sua pigmentação fixada pelo sol em caso de o paciente negligenciar as recomendações do pós-operatório e se submeter à exposição solar sem fotoprotecção".
10) Cuide bem do seu dinheiro - Pessoas que atravessam sérios problemas financeiros acabam somatizando diversas doenças. "É comum o indivíduo apresentar baixa imunidade para gripes e resfriados, alergias, obesidade, problemas de pele, hormonais, cardíacos e gástricos. Nesses casos, além do médico especialista, é importante a pessoa consultar também um psicólogo, que poderá ajudá-la a encontrar maior equilíbrio e soluções para seus problemas materiais", diz Luiz Gonzaga Leite, chefe do departamento de psicologia do Hospital Santa Paula.
fonte:Google
Sem comentários:
Enviar um comentário